Exercícios físicos e a pele

Na Idade Média, muitos druidas e alquimistas dedicaram-se a encontrar a fórmula para a vida eterna. Investiram em longos processos, muitos deles complicados e complexos, buscando saber como funcionava o princípio vital, para que pudessem usar esses aprendizados na construção de algum objeto mágico, que daria a pessoa a capacidade de viver para sempre.
Bem, como nos dias de hoje não foi documentado nenhum caso de uma pessoa que tenha vivido mais de 115 anos (tempo de longevidade considerado “dentro dos padrões” para a nossa espécie), podemos concluir que os druidas e alquimistas falharam.
Analisando hoje o que eles buscavam, podemos sugerir que o problema da pesquisa estava no objetivo: as pessoas, naquela época, não precisavam viver mais. Elas precisavam viver melhor. A qualidade de vida na Idade Média era muito precária, principalmente em termos de higiene. Era por isso que as taxas de mortalidade eram tão altas e era por isso também que a expectativa de vida era baixíssima.
Felizmente, parece que cientistas dos dias de hoje já sabem que precisam investir em qualidade de vida, porque a longevidade (quando se tem qualidade de vida) é apenas uma consequência natural. Ou seja: para viver muito, o segredo é viver bem. Mas como se faz para viver bem? A resposta é muito simples e já foi divulgada pelos quatro cantos do mundo, mas mesmo assim vale reforçar: praticando exercícios físicos.

Os exercícios físicos trazem vários benefícios, principalmente para a pele. Os Exercícios físicos e a pele estão intimamente ligados e explicaremos a seguir essa relação, para que você aprenda que o cuidado com a pele não se resume a cremes e pomadas dermatológicas.
Ao longo dos anos, as camadas da pele começam a ficar mais compactadas. Isso acontece pela perda de colágeno e pelos próprios fatores de envelhecimento. Para ajudar sua pele, você deve praticar exercícios físicos. Os benefícios são muitos, então separamos aqui apenas alguns exemplos do que Exercícios físicos podem fazer pela pele.
O primeiro benefício é o controle da gordura corporal e do peso. Se você mantiver sempre um peso constante, de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC) você dificilmente vai ficar com aquela pele flácida, típica de pessoas que emagreceram ou engordaram de maneira muito rápida.
O segundo benefício é que o exercício físico ajuda a manter a pele firme, porque os músculos darão sustentação para ela. Sendo assim, os Exercícios físicos ajudam a tonificar a pele na ausência de colágeno em larga escala.
Por fim, os Exercícios físicos fazem bem para a pele porque eles relaxam o organismo, ajudando a prevenir doenças que surgem em situações de extremo estresse, como as dermatoses e outras doenças que se aproveitam dos momentos de baixa imunidade.

Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis – Exercícios físicos e a pele.

X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil