Flacidez

Em um episódio dos Simpsoms, Homer – o famoso pai de família da série – descobre que se ganhar peso em uma proporção absurda poderá trabalhar de casa. Ou seja: se ele engordasse uma quantia específica, não seria mais obrigado a sair de casa, podendo realizar suas funções sem ir à usina. E – claro – a preguiça falou mais alto e Homer começou a comer impulsivamente, para engordar o máximo que pudesse, dentro do menor tempo possível. Em determinado momento, já está bem gordo e vai ao médico, que pede um exame (claro, o exame é hipotético e serve apenas como piada).
O exame do médico de Homer consistia em descobrir a flacidez da pele dele, dando um tapa em sua barriga. O médico mediria o tempo e – quando a barriga parasse de tremer – ele analisaria os resultados e diria qual o nível de obesidade de Homer, concluindo se ele poderia trabalhar em casa ou não. Para surpresa do médico, a barriga de Homer treme tanto que ele desiste de medir o tempo e dá o atestado a ele.
Esse divertido exemplo retirado da televisão serve para aprendermos, de maneira lúdica, o que é a flacidez. Fique atento, então, aos próximos parágrafos e descubra como cuidar de sua saúde já que a maioria de nós quer ficar saudável e em harmonia com a balança.
Brincadeiras à parte, agora vamos falar de um assunto sério: flacidez. Um nome que já nos lembra algo mole e balançando, como aquela gordurinha debaixo do braço que se move para lá e para cá quando damos tchau.
A flacidez acontece porque depois de uma certa idade nosso corpo começa a diminuir a produção de colágeno, substância que dá tônus e firmeza a nossa pele. Isso acontece por uma série de motivos, que se fôssemos descrever aqui cansaríamos você e não chegaríamos a lugar nenhum. Deduzimos que você está lendo esse artigo para descobrir como evitar que a Flacidez tome conta de algumas áreas do seu corpo.

A primeira dica para evitar a Flacidez é fazer regularmente exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana. Se você não suporta o ambiente de uma academia, por exemplo, não tem problema. Invista na natação, no pilates, na corrida ao ar livre, em uma arte marcial, em passeios regulares de bicicleta. O que não pode acontecer é você cair na armadilha do sedentarismo, principal causa da Flacidez.

A segunda dica para evitar a Flacidez é: acompanhamento médico. Consulte também um nutricionista e cuide da sua alimentação. O médico poderá passar a você uma tabela de alimentos que você deve evitar e uma tabela de alimentos que você deve valorizar. Seu corpo é resultado da nutrição que você adota.

Dra Rafaela Salvato, Dermatologista em Florianópolis SC – Flacidez

X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil