Raios solares e a pele

Os desenhos para crianças usam e abusam das músicas, para cativar a atenção dos pequenos. As canções são muitas vezes educativas, alegres e descontraídas, feitas com letras fáceis e simples, para que as crianças aprendam rápido e cantem e dancem junto com as personagens.
Uma das letras desses programas infantis dizia algo do tipo ”sol, sol, meu amigo sol!”. E seguia adianta contando outras histórias acerca da estrela mais importante do nosso sistema solar.
Claro, todos sabemos que a existência do sol é um fator básico para a nossa existência. Se não fosse pelo sol, morreríamos de fome, porque os alimentos não cresceriam sem a força dos raios solares. Sem contar, claro, uma infinidade de outros problemas que poderiam acontecer. Por isso, o sol é um grande amigo nosso.
No entanto, ele também pode ser inimigo, caso você não tome as devidas precauções. Estamos falando da exposição excessiva ao sol, que pode causar uma série de problemas de pele, dos mais simples e imperceptíveis aos mais sérios e marcantes.

Para extrair do sol apenas o que ele tem de bom a oferecer, como vitamina D, você precisa tomar alguns cuidados. Os Raios solares e a pele possuem uma relação muito próxima, por isso, nesse artigo, ensinaremos como os Raios solares afetam a pele e o que você pode fazer para se proteger.

Os Raios solares, quando incidem sobre a pele, por um longo período de tempo, podem queimá-la, fazendo com que surjam lesões simples ou complexas – dependendo do grau da queimadura e do número de vezes que você se queimou.

Para que os Raios solares não prejudiquem a pele, a dica essencial e comum a todas as pessoas é usar protetor solar. No entanto, você precisa ficar atento a alguns fatores na hora de escolher o seu filtro solar. O primeiro deles é investir. Muitas das marcas no mercado são baratas e muito ruins. Uma pesquisa indicou que essas marcas ofereciam menos FPS do que estava descrito na embalagem.

Então, se você pretende realmente se cuidar, e passar um tempo se besuntando com o protetor solar, faça isso da maneira certa. Antes de tudo, para que os Raios solares e a sua pele sejam amigos, você precisa entender o que significa FPS. FPS é a sigla de Fator de Proteção Solar. Ou seja: o nome protetor não é à toa: ele realmente protege você dos raios solares. Quanto maior o número do FPS, mais proteção você recebe.

Assim, por exemplo, se o FPS do filtro solar é 30, isso significa que sua pele estará trinta vezes mais protegida quando você passa o protetor solar.

Siga essa dica, use filtro solar e você verá como os Raios solares e a pele podem conviver pacificamente.

Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis SC – Raios solares e a pele

X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil