Rosácea

O corpo humano possui uma série de mecanismos de defesa que foram alinhados ao longo de milhões de anos de evolução. Por exemplo: ao perceber uma situação de perigo eminente, o corpo humano libera uma descarga de adrenalina no sangue, que aguça todos os sentidos (visão, olfato, audição e até paladar), fornecendo também energia extra para os músculos se movimentarem.
É por isso que, em uma situação de medo, você consegue correr muito mais rápido do que normalmente conseguiria. Basta lembrar, por exemplo, de quando um cachorro perseguiu você ou de quando você precisou correr para pegar o ônibus para um compromisso importante. Ou seja: além do medo, o estresse também produz alterações em nosso metabolismo que ajudam a garantir ou facilitar nossa sobrevivência.

O problema é que muitos desses mecanismos de defesa perderam sua função ou foram alterados de forma a que não possuam mais nenhuma utilidade prática. É o caso, por exemplo, de pessoas que ficam vermelhas quando se sentem constrangidas ou com vergonha. Normalmente, esse fato mais atrapalha do que ajuda, porque acaba causando mais constrangimento do que a situação em si. Ou seja: as outras pessoas sabem que você ficou com vergonha e esse fato causa ainda mais vergonha em você. Então, ao invés de passar por um só constrangimento, seu corpo fez com que você passasse por um constrangimento duplo!

rosacea dermatologista florianopolis

Caso você não saiba, existe uma doença de pele que provoca esses sintomas. O nome dela é Rosácea, você já ouviu falar? Bem, em primeiro lugar, recomendamos calma. Não é porque você fica vermelho quando está encabulado que significa que está doente. Nada disso. A Rosácea possui essa característica, de fazer as pessoas ruborizarem quando passam por alterações no ambiente ou passam por variações emocionais, mas não são apenas esses os sintomas da Rosácea.

Mulheres – normalmente as mulheres já maduras, de 30 a 60 anos – são as que mais passam pelo constrangimento da Rosácea. Todo mundo consegue lembrar, por exemplo, da moça que vai à academia e fica bastante corada com os exercícios. Essa é uma resposta normal do organismo, já que a movimentação de sangue é mais intensa, o que faz os vasos capilares de dilatarem, alterando a cor da pele.

rosacea dermatologista em florianopolis

 Vale sempre – e nunca é demais relembrar – procurar um médico, caso você acredite que o seu caso é parecido com as situações que descrevemos acima. Apenas o médico pode fazer o seu diagnóstico. E caso seja Rosácea, não se preocupe. Normalmente o tratamento é tranquilo, envolvendo cremes e soluções preparadas para serem aplicadas na região onde a cor vermelha fica mais intensa no seu rosto.
Por último, vale lembrar: a Rosácea não possui cura. A solução é conviver pacificamente com ela e manter sempre a calma, procurando um médico dermatologista caso surjam sintomas diferentes dos aqui descritos.

Rafaela Salvato Dermatologia, Clínica de dermatologia em Florianópolis SC. Rosácea

X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil