Urticária

Quem já passou algum tempo vivendo no meio do mato, em fazendas, campos ou chácaras, aprende rapidamente e por experiência própria a distinguir um arbusto normal de uma moita de urtiga. Se você nunca foi ao campo, preste atenção, portanto, antes de sair esbarrando em qualquer arbusto ou moita. Peça uma ajuda para as pessoas que vivem no local, para evitar que você seja alvo de uma reação alérgica feroz, que pode acabar com seus dias tranquilos de descanso.
Geralmente as pessoas que não estão acostumadas a viver no campo esbarram sem querer nas moitas de urtiga ou – até mesmo, o que é pior – se escondem atrás delas, para descansar do sol. O que acontece depois é que a pessoa fica com a pele toda vermelha e irritada. E o diagnóstico geralmente é muito rápido, já que as pessoas da região estão acostumadas com esse tipo de problema: urtiga.
A urtiga não faz isso propositalmente: a planta possui um mecanismo de defesa, que é ativado quando alguma pessoa ou animal passa perto dela. Isso é que causa alergia nas pessoas, fato que inspirou o nome de um problema de pele. Normalmente não se trata de algo grave, mas de algo que incomoda muito, como uma roupa apertada, por exemplo.

 A reação alérgica que foi batizada a partir da urtiga chama-se Urticária. Vale lembrar que normalmente as alergias mais incomodam do que causam perigo à saúde. No entanto, algumas pessoas são realmente muito alérgicas a alguma substância, o que pode colocar em risco a sua saúde. Informe-se então, nesse artigo, sobre a Urticária e descubra como ficar longe de situações que possam incomodar você.
Urticária é o nome da reação provocada na pele, em função de uma alergia. Assim, a manifestação mais normal é que a pele comece a ficar bastante vermelha e inchada. A boa notícia, caro leitor ou cara leitora, é que esse incômodo não dura muito tempo, no máximo dois dias.
Portanto, esse é o período que você deve ficar atento: se qualquer alergia durar mais de 48 horas, é sinal de que o seu caso pode ser mais grave e por isso você deve imediatamente procurar um médico ou hospital para analisar o que está desencadeado a sua alergia.
Em alguns casos, a Urticária pode ficar mais série, culminando no que os médicos chamam de Urticária crônica. Caso você não tenha ouvido falar nela, explicamos melhor: a Urticária Crônica caracteriza-se e apresenta-se como uma Urticária normal, com a diferença de que os sintomas vão embora e reaparecem, podendo a pessoa ficar nesse período por mais de um mês.
Por último, é bom lembrar que a Urticária é tratada com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico de confiança, sempre depois da análise do seu caso em uma consulta.
Rafaela Salvato Dermatologia, Dermatologia clínica em Florianópolis – Urticária
X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil