Cuidados com a Pele – O maior órgão do corpo humano

Cuidados com a Pele Rafaela Salvato Dermatologia
A pele é o maior órgão do nosso corpo e é responsável pelo nosso relacionamento com o mundo exterior, sendo também a responsável pela nossa sensibilidade para distinguir frio, calor, texturas, dor, etc. A pele protege o homem de infecções, agentes externos e por meio dela que manifestamos muitos dos nossos sentimentos, como o carinho ao tocar outra pessoa.

Este órgão é formado pela derme, epiderme e hipoderme, três camadas diferentes e cada uma com sua importância vital para a saúde da pele. Já a epiderme é a parte de fora, aquela que dá a cor as pessoas, por meio da melanina, ela é formada por várias camadas de células que estão em constante renovação. Os tratamentos anti-idade agem nessa camada na tentativa de regeneração das células.

cuidados com a Pele - Dra. Rafaela Salvato Florianópolis

A derme tem várias estruturas e é nela que se concentram os folículos pilosos do pelo e cabelo, colágeno, elastina, vasos, glândulas sebáceas e sudoríparas, entre outros.
A hipoderme contem células gordurosas e tem como objetivo manter a temperatura do nosso corpo, guardando energia e dando ao corpo humano sua forma. Ela é a camada mais profunda das três.

O dermatologista é o médico especialista nos problemas da pele e as principais ocorrências nos consultórios são problemas relacionados a acne, micoses, alergias, manchas, lesões, entre outros. O reconhecimento deste profissional deve-se muito ao maior cuidado que os brasileiros tem dispensado a pele nas últimas décadas.Cuidados com a Pele - dermatologista Florianópolis

Existem vários tipos de pele e para cada pele, a dermatologista indicará o uso de produtos diferentes, como é o exemplo do protetor solar que pode ter diversos fatores e texturas (gel, creme, líquido, spray, etc) considerando o tipo de pele. Além da cor e idade, a pele pode ser desidratada, mista, hidratada, graxa e etc.
A pele desidratada é aquela que apresenta uma diminuição hídrica, mas a secreção sebácea é equilibrada. Já a pele graxa, tem um aumento na secreção sebácea. A pele hidratada apresenta aumento no teor hídrico, enquanto a pele mista possui os sintomas da pele graxa na zona central do rosto e pouca secreção sebácea (mas secreção hídrica normal) nas bochechas.
De acordo com o seu tipo de pele, você deverá adaptar seus produtos e sua rotina de cuidados com este órgão em função das suas características. Por isso, é importante conhecer bem a sua pele, visitando um dermatologista e observando as pequenas alterações que possam surgir com o uso de determinados produtos, com as estações do ano, o tempo, a exposição solar, entre outros.