Hidratação da pele em dias frios

hidratação da Pele Florianópolis

Quando o frio chega, principalmente no inverno, quando as temperaturas são extremamente baixas, uma reclamação frequente nos consultórios dermatológicos é em relação à pele seca. Rosto, mãos e pés ressecam com facilidade em contato com o frio e merecem atenção especial nesses dias do ano.

Porque o frio resseca a pele?
As glândulas sebáceas são responsáveis pela lubrificação dos tecidos. Quando a temperatura ambiente está baixa as glândulas sebáceas passam a produzir menos sebo, reduzindo assim a lubrificação natural da pele. Além disso, há uma menor produção de suor pelas glândulas sudoríparas, que também auxiliam no processo de hidratação. Nos dias frios o corpo pede menos água, o tempo fica mais seco e os banhos ficam mais quentes – é um conjunto de fatores que favorece e muito o ressecamento da pele.
hidratação da pele dermatologista florianópolis
Cuidado com a desidratação
Bebemos menos água no inverno ou em tempos muito frios porque sentimos menos sede. A sensação de sede é causada pelo hormônio ADH ou hormônio antidiurético. Também conhecido por vasopressina, é produzido na glândula hipotálamo, que é responsável pelo equilíbrio orgânico interno e fica alojado no cérebro logo acima do tálamo.
O hormônio ADH controla a perda de água no organismo. No inverno, devido às baixas temperaturas, o ADH sofre algumas alterações que faz com que a circulação sanguínea se concentre mais nos vasos centrais, preservando o calor do corpo e inibindo o aviso de sede, pois, para o organismo ele já está muito bem hidratado.
Por isso, o consumo de líquidos nos dias frios é tão importante quanto nos dias quentes. A desidratação no inverno costuma ser mais grave que nas outras estações, pelo simples motivo do organismo não perceber a sensação de sede. Assim, a desidratação só é notada em estágio avançado.
hidratação da pele infográfico dermatologista florianópolis

Sintomas de pele ressecada
– Pele opaca e esbranquiçada
– Descamação leve ou moderada
– Coceira na pele
– Rachaduras na pele

Como hidratar a pele nos dias frios
– Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia. Pode ser água, sucos ou chás, que ajudam a aquecer o corpo.
– Use protetor solar com proteção contra os raios solares UVA e UVB com fator de proteção superior a 15 para o corpo e superior a 30 no rosto, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos. Reaplique a cada 3 horas ou 30 minutos antes de se expor ao sol.
– Tome banhos rápidos e mornos, os quais a temperatura da água não ultrapasse os 30 graus. Banhos muito quentes ressecam a pele e retiram toda a lubrificação natural.
– Use sabonetes mais neutros ou espumas de limpeza que são menos agressivos, assim evitam retirar toda a proteção da pele.
– A água morna dilata os poros, sendo assim, logo após o banho é o melhor momento para hidratar todo o corpo, potencializando os efeitos dos ingredientes ativos dos cremes de hidratação.
– Use cremes hidratantes de acordo com o seu tipo de pele.
– Se a pele é normal a levemente ressecada, hidrate pelo menos uma vez ao dia e após o banho.
– Pele muito ressecada merece mais atenção. O ideal é hidratar 2 vezes ao dia, principalmente nas regiões com maior tendência ao ressecamento, como cotovelos, joelhos, mãos e pés.
– Se a pele já é oleosa ou com tendência a acne, utilize cremes específicos para peles oleosas ou mistas. Há protetores solares para pele oleosas também, converse com o seu dermatologista para encontrar um ideal para você.
– Use hidratantes labiais para hidratar a boca, apenas o batom não costuma ser suficiente.
– Após exposição solar intensa ou exposição a ambientes muito frios, como nas regiões que ventam muito, há geadas ou nevam, a pele costuma ficar muito sensível. Recomenda-se o uso mais frequente de cremes e loções hidratantes, que refrescam, hidratam e tem ação anti-inflamatória, que ajudam a diminuir a vermelhidão e a sensação de ardor da pele.
Evite se puder

– Manter a pele exposta ao frio, protegendo a maior parte da pele com vestuários.
– Banhos muito quente e longos
– Usar muito o sabonete nas áreas com menor produção das glândulas sebáceas, como o rosto, cotovelos e joelhos.
– Usar produtos que contenham álcool ou que sejam agressivos à pele, como os com pH muito alcalino.

Abuse dos cremes

Existem no mercado vários tipos de cremes e loções com alto poder hidratante. Conheça alguns dos ativos utilizados:

Os modernos cremes a base de ácido hialurônico são poderosos hidratantes, atraem água para a região e colaboram com a firmeza da pele. O ácido hialurônico já é bem conhecido pelo seu poder de reter a água nas células e estimular a produção de colágeno. Apesar de suas moléculas serem grandes e não penetrarem nas camadas mais profundas da pele, quando aplicados após o banho, com os poros ainda dilatados, a absorção é melhor e a pele aproveita os efeitos do cremes.
Ativos naturais
Outras opções de cremes com alto poder de hidratação, são os que contêm em sua formulação ingredientes encontrados na natureza como:
Aloe Vera: também conhecida por babosa, além do seu poder de hidratação, também tem propriedades cicatrizantes e calmantes, sendo útil nos casos de queimaduras solares, feridas, picadas, irritação ou outras lesões dermatológicas.
Óleo de Rosa Mosqueta: conhecido pelo seu poder de regeneração celular, colaborando também na eliminação e prevenção de rugas, manchas, cicatrizes e estrias.
Óleo de Jojoba: é um óleo mais denso e muito usado nos dias frios para proteger a pele. Rico em vitamina E e ceraminas, além de proteger a pele, ainda ajuda a prevenir a flacidez e as estrias.
Óleo de Centelha Asiática: hidratante e estimulador da produção de fibras de colágeno é conhecido pelo seu poder rejuvenescedor e regenerativo. Aumenta a elasticidade, diminui a flacidez e ajuda a suavizar rugas mais finas. Também tem o poder de regenerar o tecido da pele promovendo a cicatrização de cirurgias, queimaduras e inflamações, principalmente nos casos de psoríase e eczemas da pele.

Alimentação é importante

Consumir todos os dias alimentos com poder anti-oxidante ou ricos em vitamina C e betacaroteno ajudam a prevenir o ressecamento e o envelhecimento da pele.
Dra. Rafaela Salvato Dermatologista em Florianópolis SC – Hidratação da pele em dias frios
X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil