Manchas na Pele: O que podem significar?

Existem vários tipos de manchas na pele, assim como são variadas as suas causas. O dermatologista deve ser sempre consultado quando perceber uma mancha na pele, principalmente se o surgimento dela vier acompanhado de outros sintomas ou de um histórico familiar de doenças ligadas às manchas.
A grande maioria das manchas na pele são benignas e não estão ligadas a doenças muito graves, mas isso não quer dizer que não se deva consultar um dermatologista, pois quanto mais precoce uma mancha maligna for detectada, melhores as chances de cura.
Manchas que causam coceira podem ser sintomas de alergia e o uso de um medicamento tópico em geral já pode aliviar. Contudo, em caso de coceira em todo o corpo, alguns tipos de câncer podem estar associados. Caso seu dermatologista ache necessário, ele irá solicitar exames de sangue e/ou uma biópsia para o diagnóstico apurado.
As manchas roxas, aqueles hematomas que aparecem da noite para o dia, sem que você tenha batido em um objeto, podem significar leucemia, cirrose e problemas no fígado. Você deve se preocupar se as manchas aparecerem com frequência e em locais onde não seria comum o trauma.

As manchas acastanhadas, também chamadas de melasma, que aparecem no rosto e ombros, principalmente, são mais comuns em mulheres jovens e de pele negra ou parda, embora, não se restrinja somente a este público. Podem aparecer na gravidez e estão associadas aos hormônios femininos e à exposição ao sol. 

Já as sardas, tem formato mais arredondado ou geométrico, e são comuns em pessoas de pele muito clara. As causas são predisposição genética e para clareá-las, um dermatologista pode indicar cremes clareadores, peelings específicos, tratamentos com luz pulsada ou lasers.
Estes são alguns exemplos de manchas na pele, mas as cores, formatos e sintomas associados são inúmeros, por isto, é sempre necessária a visita a um dermatologista de confiança. Fique sempre atento às manchinhas na pele e marque uma consulta assim que notar alterações ou qualquer outro sintoma, como coceira, mudança na cor, aumento de manchas, etc.