29 de outubro – Dia Mundial da Psoríase

Olá queridos leitores,

       O dia de hoje é uma data muito importante para milhares de pessoas ao redor do mundo. Estima-se que cerca de 2% da população mundial possuem psoríase, uma doença de pele benigna, de origem inflamatória, crônica e não contagiosa. Sua causa não está bem definida, porém sabe-se que está relacionada à transmissão genética e também à influência do meio externo. A doença é mais prevalente na idade adulta, mas 15% dos casos surgem antes dos dez anos de idade. Caracteriza-se principalmente por placas avermelhadas e com descamação prateada, mas há várias formas clínicas e diferentes graus de acometimento do corpo. Alguns casos podem atingir as unhas, couro cabeludo e também articulações.
        Há diferentes tratamentos disponíveis, como cremes, fototerapia, lasers, comprimidos ou injeções. Dependendo da resposta individual e também da apresentação clínica da doença é que o tratamento é escolhido. Não há cura, porém o bom acompanhamento dermatológico pode levar ao controle dos sintomas e à melhora da qualidade de vida dos pacientes. Bom, mas por que a data de hoje é tão importante? Por muitos anos, os portadores de psoríase sofrem com preconceito e exclusão social. A falta de informação faz com que muitos sofram discriminação, sejam impossibilitados de trabalhar, frequentar piscinas, áreas públicas, etc. A data de hoje significa principalmente informação e respeito. Quando temos o conhecimento de que a psoríase não é contagiosa e que seus portadores merecem viver com dignidade mesmo com sua condição cutânea, respeitamos mais uns aos outros.
Uma ótima terça-feira para todos nós!
Imagem via
X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil