As atividades físicas e os cuidados com a pele.

Com a maioria das pessoas buscando uma vida saudável e bem estar, vamos falar da prática de atividades físicas, hábito que age diretamente no aspecto da pele.  Os exercícios ajudam a remover com eficácia as toxinas do corpo e manter a pele saudável, já que o fluxo de sangue é estimulado. Além disso, praticar atividades físicas ajuda a combater o estresse, flacidez e o envelhecimento precoce da pele.

Cada atividade física exige uma preparação específica da pele. Confira abaixo dicas para cuidados necessários com a pele em duas atividades físicas específicas:

CAMINHADA E CORRIDA
Se você corre ao ar livre, tanto em dias frios como quentes, você precisa se proteger dos agressores naturais. Ou seja, lave o seu rosto com um sabonete neutro ou outro que seja específico para a sua pele. Feito isso, passe um hidratante e após um protetor solar com fator de proteção superior a 30 no rosto e 15 no corpo. Após a atividade, lave bem o rosto, repita o processo de hidratação e reaplique o filtro.

NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA

Os praticantes dessa modalidade devem manter alguns cuidados extras com a pele principalmente devido ao cloro usado na água. Por isso, antes de entrar na piscina, não esfolie a pele ou use sabonetes abrasivos. Sua pele perderá a proteção natural e ficará mais sensível aos danos produzidos pelo contato com o cloro e também pelo contato prolongado com a água. Para os praticantes dessas modalidades em outros ambientes, lembrem-se: mesmo piscinas sem cloro, lagos, lagoas e a água do mar ressecam a pele. Ao terminar o exercício, o ideal é fazer uma higienização correta no intuito de remover os resíduos químicos. Depois de higienizada, a pele vai necessitar de uma hidratação intensa, a fim de evitar ressecamentos e consequentemente envelhecimento cutâneo.
Imagens via
X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil