Cirurgia estética

Antigamente, além dos requisitos técnicos e do conhecimento peculiar à área, o cirurgião precisava de duas características pessoais muito importantes: fibra e sangue frio. Isso era necessário porque os casos que apareciam para ele eram sempre muito fortes: braços ou pernas quebrados, fraturas expostas, hemorragias incessantes e até outros que nem vamos dar o desprazer de contar.
Então, quando o cirurgião chegava até o caso, era preciso ter presença de espírito, fazer um diagnóstico rápido e agir com muita determinação. A sobrevivência do paciente estava diretamente ligada ao trabalho que o cirurgião iria fazer.
Muitas vidas foram salvas, infelizmente outras tantas foram perdidas e assim a medicina foi evoluindo. Conceitos mudaram, prescrições foram alteradas, novas doenças descobertas, tratamentos inéditos foram testados com sucesso e – mais importante de tudo – surgiram novas áreas e especializações.

Se acompanharmos atentamente as novas especializações da medicina que surgem, podemos traçar um panorama do “perfil da humanidade”. Veja, por exemplo: na época das grandes guerras do século XV a área que mais se desenvolveu na medicina foi a ortopedia, que visava recuperar a mobilidade dos combatentes atingidos em guerra por armas brancas. Já atualmente, uma das áreas que mais se desenvolve é a estética, com um grande avanço na parte da dermatologia.
E esse avanço pôde ser percebido quando surgiu uma nova especialização na área das cirurgias: a Cirurgia Estética. Ao contrário do que descrevemos acima, as Cirurgias Estéticas não lidam com casos em que a vida do paciente está em risco. No entanto, mesmo assim a Cirurgia Estética é importante, para dar uma boa qualidade de vida à pessoa, melhorando a sua auto-estima.

Nesse momento, a sua dúvida deve ser: o que, afinal, é a área da Cirurgia Estética? Fique tranquilo porque é muito simples e iremos explicar: a Cirurgia Estética é uma área da Dermatologia, que cuida da saúde da pele, do rosto e das unhas. No entanto, essa especialização é responsável por corrigir, atenuar, disfarçar ou prevenir problemas estéticos, como rugas, marcas de expressão e cicatrizes.
Por último, fique por dentro dos procedimentos realizados pela área da Cirurgia Estética, que podem ser dos dois tipos: elementares (que abrangem remoção de cistos, tratamento de unha encravada e eliminação de pintas e manchas na pele), complexas (tratamento/remoção de tumores e eliminação de cicatrizes).

Rafaela Salvato Dermatologia, Clínica de dermatologia em Florianópolis SC. Cirurgia estética

X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil