Dermatoses



Dermatoses. Em muitos livros antigos, que remetem aos levantamentos filosóficos dos druidas, encontramos sérias indagações sobre os dois lados que – segundo esses sábios – norteiam as atitudes, os pensamentos e o modo de viver das pessoas.
Estamos falando do lado emocional e do lado racional. Tradicionalmente o imaginário popular gosta de pintar uma cena em que o cérebro seria o responsável pelo lado racional, enquanto o coração cuidaria das emoções. Bem, segundo os estudos avançados de hoje e de acordo com as novas técnicas de ressonância magnética, já sabemos que é o cérebro quem cuida da parte intelectual e emocional.
Ou seja: a partir do que é levantado pelos cinco sentidos (olfato, paladar, audição, visão e tato), o cérebro faz um diagnóstico da situação, escolhendo intuitivamente e de maneira muito rápido o que deve fazer. Alguns psicólogos já mostraram até evidências de que quando estamos apaixonados o que acontece é uma descarga de algumas substâncias químicas que fazem a pessoa se sentir tranquila, em paz e muito bem.
O problema é que esse comportamento do cérebro funciona não apenas para as coisas boas. Ou seja: ele se estende também às coisas ruins. É por isso que quando passamos por um estresse muito grande, ou uma tristeza forte nos abala, nosso corpo todo sente as consequências: a imunidade baixa, dando abertura para alguns males e doenças.
Uma das doenças cuja causa pode ser psicológica é a Dermatose, você já ouviu falar nela? Então preste atenção aos próximos parágrafos porque você irá conferir o que é uma Dermatose, como uma Dermatose normalmente se manifesta e como tratar uma Dermatose (lembrando sempre que em caso de qualquer suspeita você deve procurar um médico dermatologista, porque somente ele poderá fazer o diagnóstico correto).

Dermatose é o termo médico usado para se referir a um grupo de doenças que aparecem na pele. Conforme falamos acima, algumas pessoas que passam por situações em que ficam instáveis emocionalmente podem ficar propensas a serem acometidas por dermatoses. Normalmente, surgem na pele pequenas bolhas, sendo que a pele coça bastante. No entanto, como esse é um sintoma bem comum e genérico, é importante ir a um especialista para verificar qual o seu problema.
Além do fator emocional, a Dermatose pode ser desencadeada por outros fatores. Fique atento a eles: ingestão de algum tipo de alimento a que você possui alergia, contato com produtos de limpeza ou higiene que possuam alguma substância que pode irritar sua pele, contato com produtos químicos (geralmente acontece quando a pessoa, no emprego, lida com produtos tóxicos).
Por último, fique atento e verifique se alguém na sua família já sofre ou sofreu com Dermatose. Também vale lembrar que uma Dermatose é diferente de uma dermatite. A primeira pode abranger outros problemas de pele, enquanto a segunda quer dizer que a pele está inflamada.
Dra. Rafaela Salvato Dermatologista no Centro de Florianópolis – Dermatoses.
X

Dra. Rafaela Salvato

Dermatologista em Florianópolis

Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina CREMESC sob n° 14.282, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP sob o n° 133.312 e registro de especialista (RQE) sob n° 10.934.

Especialização em Laser e procedimentos estéticos pela Harvard Medical School, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, sob supervisão do Prof. Dr. Richard Rox Anderson...

Saiba mais

Clínica

Dermatologista em Florianópolis

Dermatologia Estética
Dermatologia Clínica
Laser

(48) 3225-4033

VISITE O SITE

Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil