Cada vez mais em nosso mundo podemos perceber como o conhecimento está cada vez mais especializado. Antigamente, o conhecimento era geral e superficial. Hoje, o conhecimento é local e específico. Ou seja: ao invés de uma só pessoa possuir um vasto conhecimento sobre muitas coisas (algo próximo a um conhecimento enciclopédico), hoje em dia as pessoas conhecem muito, sobre poucas coisas (algo próximo a um conhecimento de manual de instruções).
No entanto, atualmente, todo o processo é muito mais complexo e dividido. Existem subdivisões, onde cada um é responsável por uma área específica.
E, como não poderia ser diferente, isso aconteceu na medicina também. Muitas especialidades médicas surgiram nos últimos tempos, sendo que houve um grande avanço na área da medicina estética, com o aprimoramento da dermatologia e da especialização contida dentro dessa área, a Cosmiatria. Você já ouviu falar na Cosmiatria? Ou nos benefícios trazidos pela Cosmiatria? Ou como a Cosmiatria pode prescrever um tratamento específico para seu caso? Então acompanhe os próximos parágrafos e descubra tudo o que você sempre quis saber sobre a Cosmiatria.
A Cosmiatria surgiu como um ramo dentro da Dermatologia. Os médicos dermatologistas preocuparam-se sempre mais com os problemas médicos da pele do que com os problemas estéticos. E – como todos sabemos – a pele pode apresentar uma série de problemas, das alergias mais simples até o melanoma mais complexo.
Por isso, era necessário uma divisão dentro da Dermatologia que se propusesse a estudar e atender casos de pacientes que procuravam a Dermatologia para cuidar não da saúde, mas da beleza. Por isso, surgiu dermatologia estética e posteriormente uma subdivisão chamada de Cosmiatria, que se dedica prioritariamente à estética, cuidando dos muitos casos que envolvem pele e beleza.
Entendemos que por vezes essa distinção pode ser complexa, por isso pense assim: Cosmiatria sendo um similar, uma filha da Medicina Estética. Não podemos apenas, no entanto, dizer que as duas áreas são a mesma coisa porque a Medicina Estética pode abranger alguns casos que não estão previstos pela Cosmiatria.
No entanto, nossa dica é: se você quiser cuidar da sua beleza, procure um médico dermatologista. Ele irá informar a você com segurança sobre os tratamentos estéticos disponíveis, a partir do conhecimento que ele estudou também em Cosmiatria.
Dra. Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis SC – Cosmiatria Florianopolis

