Dermatoses



Dermatoses. Em muitos livros antigos, que remetem aos levantamentos filosóficos dos druidas, encontramos sérias indagações sobre os dois lados que – segundo esses sábios – norteiam as atitudes, os pensamentos e o modo de viver das pessoas.
Estamos falando do lado emocional e do lado racional. Tradicionalmente o imaginário popular gosta de pintar uma cena em que o cérebro seria o responsável pelo lado racional, enquanto o coração cuidaria das emoções. Bem, segundo os estudos avançados de hoje e de acordo com as novas técnicas de ressonância magnética, já sabemos que é o cérebro quem cuida da parte intelectual e emocional.
Ou seja: a partir do que é levantado pelos cinco sentidos (olfato, paladar, audição, visão e tato), o cérebro faz um diagnóstico da situação, escolhendo intuitivamente e de maneira muito rápido o que deve fazer. Alguns psicólogos já mostraram até evidências de que quando estamos apaixonados o que acontece é uma descarga de algumas substâncias químicas que fazem a pessoa se sentir tranquila, em paz e muito bem.
O problema é que esse comportamento do cérebro funciona não apenas para as coisas boas. Ou seja: ele se estende também às coisas ruins. É por isso que quando passamos por um estresse muito grande, ou uma tristeza forte nos abala, nosso corpo todo sente as consequências: a imunidade baixa, dando abertura para alguns males e doenças.
Uma das doenças cuja causa pode ser psicológica é a Dermatose, você já ouviu falar nela? Então preste atenção aos próximos parágrafos porque você irá conferir o que é uma Dermatose, como uma Dermatose normalmente se manifesta e como tratar uma Dermatose (lembrando sempre que em caso de qualquer suspeita você deve procurar um médico dermatologista, porque somente ele poderá fazer o diagnóstico correto).

Dermatose é o termo médico usado para se referir a um grupo de doenças que aparecem na pele. Conforme falamos acima, algumas pessoas que passam por situações em que ficam instáveis emocionalmente podem ficar propensas a serem acometidas por dermatoses. Normalmente, surgem na pele pequenas bolhas, sendo que a pele coça bastante. No entanto, como esse é um sintoma bem comum e genérico, é importante ir a um especialista para verificar qual o seu problema.
Além do fator emocional, a Dermatose pode ser desencadeada por outros fatores. Fique atento a eles: ingestão de algum tipo de alimento a que você possui alergia, contato com produtos de limpeza ou higiene que possuam alguma substância que pode irritar sua pele, contato com produtos químicos (geralmente acontece quando a pessoa, no emprego, lida com produtos tóxicos).
Por último, fique atento e verifique se alguém na sua família já sofre ou sofreu com Dermatose. Também vale lembrar que uma Dermatose é diferente de uma dermatite. A primeira pode abranger outros problemas de pele, enquanto a segunda quer dizer que a pele está inflamada.
Dra. Rafaela Salvato Dermatologista no Centro de Florianópolis – Dermatoses.

Últimos Conteúdos

Tirar dúvidas e agendar