Em um episódio dos Simpsoms, Homer – o famoso pai de família da série – descobre que se ganhar peso em uma proporção absurda poderá trabalhar de casa. Ou seja: se ele engordasse uma quantia específica, não seria mais obrigado a sair de casa, podendo realizar suas funções sem ir à usina. E – claro – a preguiça falou mais alto e Homer começou a comer impulsivamente, para engordar o máximo que pudesse, dentro do menor tempo possível. Em determinado momento, já está bem gordo e vai ao médico, que pede um exame (claro, o exame é hipotético e serve apenas como piada).
O exame do médico de Homer consistia em descobrir a flacidez da pele dele, dando um tapa em sua barriga. O médico mediria o tempo e – quando a barriga parasse de tremer – ele analisaria os resultados e diria qual o nível de obesidade de Homer, concluindo se ele poderia trabalhar em casa ou não. Para surpresa do médico, a barriga de Homer treme tanto que ele desiste de medir o tempo e dá o atestado a ele.
Esse divertido exemplo retirado da televisão serve para aprendermos, de maneira lúdica, o que é a flacidez. Fique atento, então, aos próximos parágrafos e descubra como cuidar de sua saúde já que a maioria de nós quer ficar saudável e em harmonia com a balança.
Brincadeiras à parte, agora vamos falar de um assunto sério: flacidez. Um nome que já nos lembra algo mole e balançando, como aquela gordurinha debaixo do braço que se move para lá e para cá quando damos tchau.
Brincadeiras à parte, agora vamos falar de um assunto sério: flacidez. Um nome que já nos lembra algo mole e balançando, como aquela gordurinha debaixo do braço que se move para lá e para cá quando damos tchau.A flacidez acontece porque depois de uma certa idade nosso corpo começa a diminuir a produção de colágeno, substância que dá tônus e firmeza a nossa pele. Isso acontece por uma série de motivos, que se fôssemos descrever aqui cansaríamos você e não chegaríamos a lugar nenhum. Deduzimos que você está lendo esse artigo para descobrir como evitar que a Flacidez tome conta de algumas áreas do seu corpo.
A primeira dica para evitar a Flacidez é fazer regularmente exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana. Se você não suporta o ambiente de uma academia, por exemplo, não tem problema. Invista na natação, no pilates, na corrida ao ar livre, em uma arte marcial, em passeios regulares de bicicleta. O que não pode acontecer é você cair na armadilha do sedentarismo, principal causa da Flacidez.
A segunda dica para evitar a Flacidez é: acompanhamento médico. Consulte também um nutricionista e cuide da sua alimentação. O médico poderá passar a você uma tabela de alimentos que você deve evitar e uma tabela de alimentos que você deve valorizar. Seu corpo é resultado da nutrição que você adota.
Dra Rafaela Salvato, Dermatologista em Florianópolis SC – Flacidez

