Muitas pacientes procuram o consultório à procura de tratamento e esclarecimento sobre um problema comum entre as gestantes: as manchas escuras na pele!

Durante toda a gravidez, porém mais evidente no terceiro trimestre, muitas mulheres começam a notar o aparecimento desse tipo de mancha, também chamada de melasma ou cloasma. De aspecto escuro e amarronzado, as manchas aparecem com mais frequência no rosto, mas podem atingir também colo, braços, etc. Além do melasma, outras alterações da pigmentação da pele ficam mais evidentes na gravidez, como o escurecimento dos mamilos, o surgimento da linha escura na barriga (conhecida como linha negra) e também o escurecimento de sardas ou pintas. Essas alterações pigmentares podem ocorrer em 75 a 90% das gestantes, de forma e localizações variáveis. Vale ressaltar ainda que as manchas podem aparecer até cerca de três meses após o parto. Entenda mais sobre as causas e tratamentos:
PORQUE SURGEM AS MANCHAS?
Um dos fatores determinantes para o surgimento de manchas nesse período tem relação com a produção hormonal. Os estrógenos e progestágenos estimulam a melanogênese, que é a formação da melanina, o pigmento natural da pele. Quando a pigmentação está restrita à epiderme, que é a camada mais superficial da pele, fica mais fácil eliminar as manchas da gravidez. Contudo, se a pigmentação tiver maior concentração na derme, ou seja, estiver mais profunda, haverá maior dificuldade para corrigir o problema. Para saber qual a profundidade do pigmento, o dermatologista pode utilizar lupas e luzes especiais no consultório para auxiliar o exame físico. As mulheres com peles morenas têm mais chances de ter as manchas, visto que quanto maior for o fototipo, maior será a chance de hiperpigmentação.
COMO PREVENIR?
A melhor maneira de prevenir manchas na pele durante a gravidez é utilizar protetor solar, bonés ou chapéus sempre que houver exposição aos raios UVA e UVB. A exposição correta ao sol faz bem durante a gestação, mas com atenção ao horário correto: até as 10h e após as 16h. Lembre-se que cada mulher tem uma pele específica e a melhor pessoa para definir qual é o protetor solar adequado é o médico dermatologista. Nem todos os protetores solares são indicados para gestantes, por isso é melhor procurar a ajuda de um especialista.

TRATAMENTOS
O tratamento depende do grau de acentuação das manchas. Peelings, sessões de laser e cremes clareadores são aliados no combate às manchas, mas muitos não são liberados para uso em gestantes ou durante o período de amamentação. Isso não significa que não há nada a fazer se as manchas apareceram e você está grávida ainda. Consulte o seu dermatologista que ele irá indicar loções clareadoras seguras para gestantes.
Contudo, o mais importante é que seu bebê tenha saúde e que a gravidez ocorra de forma tranquila. Com responsabilidade e segurança, é possível passar pela gravidez sentindo-se feliz e realizada, sem deixar que as manchas atrapalhem!
Dra.Rafaela Salvato